Responsive Ad Slot

Marcolândia

Marcolândia

Sem patrulheiros para PRF, governo decide fechar postos no Piauí

terça-feira, 18 de setembro de 2012

/ Edivan Gonçalves

magem: Reprodução

Imagem ilustrativa
O Ministério da Justiça planeja desativar postos daPolícia Rodoviária Federal no Piauí. Serão atingidosos postos que ficam nos municípios de CampoMaior, São João da Fronteira e Valença. Adesativação dos postos foi a saída que o governofederal encontrou para superar seu déficit deprofissionais para fazer a segurança e opatrulhamento das BRs que cortam o Estado.


A situação já chamou a atenção de pelo menos trêsparlamentares: o senador João Vicente Claudino(PTB), coordenador da bancada piauiense, e osdeputados federais Assis Carvalho e JesusRodrigues, ambos do PT e também ex-diretores doDetran. Eles avaliam que a solução encontrada peloMinistério da Justiça é prejudicial ao Piauí.

Ontem, o deputado Assis Carvalho informou que, em 1996, o Estado dispunha de 300 profissionaistrabalhando na PRF. Hoje, são apenas 228. Como ajornada de trabalho desses servidores édiferenciada, não mais que 150 trabalham nospostos da Polícia Rodoviária Federal diariamente, segundo o parlamentar.

O deputado disse que, ao invés de partir para o fechamento de postos da PRF no Piauí, o governo federal deve éampliar o número de profissionais para trabalhar neles. Pelos seus cálculos, são necessários pelo menos 400funcionários nos serviços de patrulhamento das estradas federais que cruzam o Piauí.

De fato, a solução apontada pelo Ministério da Justiça é inaceitável. A frota cresceu muito nas áreas urbanas, nosúltimos anos, mas se expandiu também, de forma explosiva, nas estradas. Consequentemente, faz-se necessário oaumento do efetivo da PRF para dar conta dessa nova demanda.
Quem viaja pelo interior do Piauí sabe que mais da metade do Estado não conta com policiamento nas estradasfederais. De Teresina para o litoral, há presença da PRF, com postos em Teresina, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Jáem direção ao Sul, há postos da PRF em Teresina e Floriano. A partir daí, a situação das estradas e de seus usuários éde abandono.

Essa fragilidade no patrulhamento das BRs expõe seus usuários à crescente violência nas estradas, daí porque toda abancada – e o próprio Governo do Estado – devem lutar em Brasília para impedir que os postos da PRF sejamdesativados e, ao contrário, possam ser ampliados.

Diário do Povo

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Edivan Gonçalves

Mais
© Todos os direitos reservados
EG Sistemas.