Imagem: Cidades na Net

Barragem Poço de Marruá, em Patos, já está com a comporta aberta
A coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estuda a possibilidade de abrir as comportas de algumas barragens para perenizar rios secos e abastecer pequenos reservatórios para aumentar a oferta de água na região do Semiárido piauiense.
Barragem Poço de Marruá, em Patos, já está com a comporta aberta
Segundo o coordenador do Dnocs no Piauí, JoséCarvalho Rufino, a questão da abertura dascomportas também está sendo analisada pelaDefesa Civil, Instituto de Desenvolvimento do Piauí(Idepi), Corpo de Bombeiros e CompanhiaHidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Rufino alerta que os reservatórios deresponsabilidade do órgão no interior do Estadoestão em situação crítica devido à seca. O volume de chuva que tem caído nas principais bacias é opior dos últimos 80 anos e a maioria dosreservatórios ocupa hoje apenas 30% de suacapacidade de armazenamento.
Ele explica que a abertura das comportas vaipermitir a interligação entre bacias e as grandesbarragens do Estado, a fim de que a oferta de água seja melhorada na região mais seca do Piauí, beneficiando osmunicípios mais afetados.
A falta de água para o abastecimento dos animais é um dos grandes problemas enfrentados pelos municípioscastigados pela falta de chuvas. Os caminhões-pipa que abastecem as comunidades não têm condições de garantirágua para os animais.
No município de Patos do Piauí, por exemplo, a comporta da barragem Poço de Marruás já está aberta há vários meses, perenizando o Rio Itaim. Tal fato, porém, divide a opinião da população. A água liberada está sendo a ‘salvação’ da população ribeirinha. Por outro lado, moradores temem pela baixa do volume de água da represa, que abastece as cidades de Patos, Jacobina, Caridade, Curral Novo e Simões.
Com informações do Governo do Estado do Piauí
Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves