Responsive Ad Slot

Marcolândia

Marcolândia

Com o apoio de Lula, Rui Falcão é reeleito presidente Nacional do PT

terça-feira, 12 de novembro de 2013

/ Edivan Gonçalves


Deputado será responsável por articulação de alianças para reeleger Dilma

O deputado estadual Rui Falcão (SP) foi reeleito presidente nacional do PT, com novo mandato até o fim de 2017. Com 80% das urnas apuradas, ele já havia obtido 236.879 votos (70,16%) e, matematicamente, não podia mais ser alcançado pelo segundo colocado, Paulo Teixeira (66.809 votos; 19,8%). Além de Falcão e Teixeira, também concorreram ao comando nacional Markus Sokol, Valter Pomar, Renato Simões e Serge Goulart.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo secretário nacional de organização do partido, Florisvaldo Souzana, na sede do PT em São Paulo. Os números finais do Processo de Eleição Direta (PED), destinado a renovar as direções nacional, estaduais e municipais do partido, deverão ser divulgados à 0h desta quarta.
As eleições estão definidas na maioria dos estados, mas em alguns deve haver segundo turno, entre os quais, Pará, Rio Grande do Sul e Amazonas. Rio de Janeiro e Pernambuco também estavam em situação indefinida.
Embora o PT informe ter 1,7 milhão de filiados, 806 mil estavam habilitados para votar. A previsão é que, ao final da apuração, tenha sido registro o comparecimento de cerca de 450 mil.
"O voto hoje é mais criterioso, as pessoas precisam passar por atividade partidária, tem que efetuar contribuição financeira. É um processo muito mais complexo. No PT, não é só voto. As pessoas têm que participar efetivamente do processo", disse Florisvaldo de Souza.
Rui Falcão afirmou logo após o anúncio da vitória que a prioridade do partido daqui em diante deve ser a reeleição da presidente Dilma Rousseff, ampliar as bancadas do partido na Câmara e no Senado e eleger os governos. Também destacou a necessidade de reforma política.
O deputado deverá conduzir as negociações das alianças políticas para a disputa da eleição de 2014, que determinarão a formação dos palanques nos estados para a candidatura à reeleição de Dilma.
O presidente reeleito do PT contou com o apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e das principais lideranças do partido. Ele representa o grupo político majoritário no PT, formado pelas correntes Construindo um Novo Brasil, Novo Rumo e PT de Luta e de Massas, reunidas na chapa Partido que Muda o Brasil.
Rui Falcão, que já havia presidido o PT em 1994, voltou a ocupar a presidência em 2011, após o afastamento do então presidente, José Eduardo Dutra, por motivos de saúde.
Antes dos dois, o PT já foi presidido por Lula (1980-1994); pelo ex-ministro José Dirceu (1995-2002); pelo deputado federal licenciado José Genoino (2002-2005); pelo governador Tarso Genro (2005); pelo deputado federal Ricardo Berzoini (2005-2006 e 2007-2010); e por Marco Aurélio Garcia (2006-2007), assessor de Assuntos Internacionais da presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Com informações do G1
Publicado Por: Manoel José

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Edivan Gonçalves

Mais
© Todos os direitos reservados
EG Sistemas.