Faltando menos de um dia para a posse dos novos vereadores eleitos de Marcolândia-PI, que comporão a legislatura 2025-2029, se especula nos bastidores políticos locais sobre os prováveis nomes que poderão disputar a presidência para o próximo biênio(2025-2026).
Fontes seguras dão conta de que houve um consenso entre os vereadores eleitos e teremos novamente candidatura única, assim como ocorreu em 2020, ao qual foi escolhido por unanimidade o atual presidente da casa Francisco das Chagas Ramos, reconduzido ao cargo em 2022.Se as nossos informações estiverem corretas a próxima presidenta da Casa Legislativa Francisco Josimar Costa de Araujo "Mazinho" trata-se da vereadora Maricelia Caldas Batista, conhecida por Célia de Nem, que obteve a segunda colocação para vereador em 2024, senda eleita com 668 votos. Célia teve uma votação bastante expressiva, atrás somente de Luiz Carlos, que obteve 683 votos, a maior votaçao da história de Marcolândia.
Dito isso, no que tange a presidência daquela casa ao que tudo indica já estar definido o nome de Célia de Nem para presidência, aguardaremos a composição dos demais membros da mesa diretora, no dia 1º de janeiro de 2025.
Vale ressaltar que o grupo da situação liderado pelo atual prefeito Dr. Corinto Matos, elegeu 8 vereadores, enquanto a oposição fez apenas 1 vereador, o que torna-se praticamente nula a possibilidade de uma chapa oponente.
Perfil
Maricelia Caldas Batista tem 44 anos, é esposa do empresário Nem Pardal, que também já foi vereador de Marcolandia em 2004. A família pardau é bastante influente em Marcolândia, outros dois membros da familia já foram vereadores. Naldinho, em 2012 (o mais votado com 526 votos) e em 2016 e Erinaldo 2020, em segundo lugar. Ambos, respectivamente, irmãos de Nem e cunhados de Célia.
Fato Histórico
Esta será a segunda vez que teremos uma mulher a frente da Câmara de Vereadores de Marcolandia; a primeira vez ocorreu em 2002, com a vereadora Cilmara Gonçalves Vieira. Foi, inclusive nessa gestão, que se deu a construção do atual prédio da Câmara Municipal.
A presidência de Célia ira compensar um pouco o desfalque sofrido pela bancada feminina, que reduziu de três para duas vereadoras e, ao que tudo indica, esse numero poderá sofrer mais alterações. Mas isso é assunto para outra matéria que publicaremos em breve.
De qualquer forma, há um prejuízo irreparável, considerando os relevantes trabalhos desempenhados pela procuradoria da mulher.
Por Marcolândia em Foco
Edição: Edivan Gonçalves


.jpg)
Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves