O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, participou nesta terça-feira (22) de uma reunião na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.
O encontro contou ainda com a presença do ex-presidente da APPM e ex-prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, e dos prefeitos Corinto Matos (Marcolândia), Ramon Café (Dirceu Arcoverde) e Aderson Filho (Socorro do Piauí).
Durante a reunião, os gestores municipais discutiram pautas prioritárias para o fortalecimento das administrações locais, com destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que tem gerado grande expectativa entre os prefeitos por tratar de questões diretamente ligadas à autonomia e à sustentabilidade financeira dos municípios.
A comitiva também aproveitou a visita para acompanhar os preparativos finais da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista do país, que será realizado entre os dias 19 e 22 de maio. A Marcha deve reunir milhares de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Brasil, com foco em pautas como o novo pacto federativo, a distribuição de recursos e a valorização das administrações locais.
Durante a reunião na sede da CNM, o presidente da entidade municipalista piauiense, Admaelton Bezerra Sousa, destacou a importância das pautas discutidas, com ênfase na PEC 66 e na preparação para a XXVI Marcha dos Prefeitos.
“Estamos aqui em Brasília, na sede da CNM, onde tratamos de várias pautas, inclusive a PEC 66, um dos gargalos que está prejudicando os municípios piauienses. Também discutimos os últimos detalhes para a Marcha dos Prefeitos, que vai ocorrer agora em maio. Estamos aqui com essa equipe tratando desses assuntos importantes para todos os municípios do Piauí.”
O ex-presidente da APPM e ex-prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, reforçou a relevância da mobilização e a busca por recursos e políticas públicas que fortaleçam o municipalismo.
“Estamos aqui com várias pautas importantes, tanto relacionadas à Marcha quanto às demandas que são de grande relevância para os municípios piauienses. São vários debates, e estamos em busca de recursos para cada um, conforme suas necessidades. É um momento para discutir o municipalismo e colocar em prática políticas públicas, porque é nos municípios que a população vive e é onde ela precisa ser atendida.”
Além da participação na reunião na sede da CNM, os gestores e lideranças políticas piauienses também cumpriram agenda em Brasília visitando gabinetes de senadores, deputados federais e demais representantes no Congresso Nacional. O objetivo foi buscar apoio e recursos para atender demandas prioritárias de seus municípios, fortalecendo o diálogo institucional e garantindo investimentos que impactem diretamente a população.
Fonte: InforNews
Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves