O município de Marcolândia sediou, nesta quinta-feira (18), a abertura do Treinamento de Brigadistas do Vale do Itaim, iniciativa voltada para a prevenção e combate às queimadas em vegetação. O encontro contou com a participação de mais de 50 brigadistas, representando os municípios de Marcolândia, Massapê do Piauí, Caldeirão Grande e Padre Marcos.
A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira e contou com a presença do prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, secretários municipais, do ex-prefeito e líder político de Padre Marcos, Valdinar Silva, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH-PI), do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e demais autoridades locais e regionais.
Na ocasião, o prefeito Dr. Corinto Matos destacou que a capacitação representa um importante passo para o fortalecimento da política ambiental na região.
“Esse treinamento reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação do meio ambiente e com a preparação de nossas equipes para agir com eficiência e segurança no enfrentamento às queimadas”, ressaltou.
O curso, ministrado por Shandallyê Araújo (SEMARH-PI), pelo capitão William Borgea e pelo cabo Gonçalves (Corpo de Bombeiros Militar), teve início com aulas teóricas, abordando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e os protocolos de enfrentamento a incêndios florestais.
A programação seguirá com carga horária intensiva:
-
Dia 18/09 (quinta-feira): aulas teóricas no período da manhã e da tarde;
-
Dia 19/09 (sexta-feira): aprofundamento teórico, das 8h às 18h;
-
Dia 20/09 (sábado): atividades práticas em campo, com simulações de combate a incêndios.
O ex-prefeito Valdinar Silva ressaltou a importância da integração entre os municípios do Vale do Itaim:
“A união em torno de uma causa comum fortalece nossa região e garante maior proteção às comunidades rurais e à vegetação nativa.”
O representante da SEMARH-PI, Shandallyê Araújo, enfatizou que a ação integra um conjunto de medidas do Governo do Estado para reforçar a política de prevenção em áreas críticas do Piauí.
Já o capitão William Borgea destacou que a capacitação garante maior eficiência operacional e segurança para os brigadistas:
“Com treinamento adequado, os profissionais estarão mais preparados para proteger vidas, comunidades e o patrimônio natural da nossa região.”
Marcolândia
Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves