A cidade de Marcolândia foi palco, nesta quinta-feira (9), de um importante momento de atualização e aprimoramento profissional na área da saúde. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) promoveu o minicurso “Suporte Avançado de Vida”, integrante do programa Coren Capacita.
O evento, realizado na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, reuniu profissionais e estudantes de enfermagem de Marcolândia e de municípios vizinhos — Simões, Francisco Macedo, Caridade do Piauí e Araripina-PE. A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Dr. Walkyson Ellery, especialista em atendimento pré-hospitalar e instrutor de cursos de urgência e emergência.
Com três horas de duração e certificação, o curso teve como foco o aperfeiçoamento das práticas técnicas e teóricas dos participantes, promovendo mais segurança e eficiência nos atendimentos em saúde. Além disso, a ação teve caráter solidário, com a doação de leite em pó realizada pelos inscritos.
Durante a formação, foram abordadas as principais condutas e protocolos de atendimento em situações críticas, como parada cardiorrespiratória, arritmias graves e insuficiência respiratória, além do uso de equipamentos de emergência, administração de medicações e trabalho em equipe sob pressão. O conteúdo foi baseado nas diretrizes mais atuais de atendimento avançado, fortalecendo a capacidade de resposta dos profissionais diante de casos de alta complexidade.
A secretária municipal de Saúde, Domitilia Alencar, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o compromisso do Coren-PI com a valorização da categoria:
“Recebemos o Coren com alegria e gratidão. Hoje, entendemos o quanto essa equipe é comprometida em fortalecer, orientar e defender nossos profissionais de enfermagem. Este é um momento de aprendizado e troca de experiências que muito nos engrandece”, afirmou.
O presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas, também participou do evento e ressaltou o orgulho de pertencer à categoria e os avanços conquistados pela enfermagem nos últimos anos:
“Antes de ser presidente do Coren, eu sou, com muito orgulho, um profissional de enfermagem. Crescemos como categoria e hoje somos reconhecidos como protagonistas na assistência em saúde. É fundamental mantermos a união e valorizarmos a grandeza da nossa profissão”, destacou.
A enfermeira Mônica Rodrigues, coordenadora da Atenção Primária em Saúde, ressaltou a importância da educação continuada:
“Essa capacitação foi possível graças à parceria entre o Coren, a Secretaria de Saúde de Marcolândia e o Hospital Beneficência Chapada do Araripe. É uma iniciativa que fortalece nossa rede e garante mais qualidade e segurança na assistência à população”, pontuou.
Também participaram do encontro os enfermeiros Wendel Marcos, Arthur Antines e Dr. Walkyson Ellery, além das enfermeiras Mônica Rodrigues, Waneska Feitosa e Vera Dias. Estiveram presentes ainda Wilvania, o responsável técnico do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, Lucas, e a diretora da unidade, Leontina. Participaram também técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), profissionais da sala de vacinação e integrantes do SAMU de Marcolândia, coordenados por Ana Nobre.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Marcolândia, por meio da gestão Amor e Respeito pelo Povo, do prefeito Dr. Corinto Matos, da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, em valorizar e capacitar continuamente os profissionais da saúde, fortalecendo o cuidado humanizado e a qualidade dos serviços prestados à população.
Mais fotos





























Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves