A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, celebrado em 16 de setembro.
A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis para preveni-la. A trombose é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir veias e artérias, prejudicando a circulação e podendo causar complicações graves, como embolia pulmonar.
Durante a campanha, foram divulgadas orientações sobre os principais fatores de risco, que incluem: sedentarismo, tabagismo, uso de anticoncepcionais hormonais, obesidade, gravidez, pós-operatórios e longos períodos de imobilidade. Também foram destacados os principais sintomas, como dor, inchaço, vermelhidão e calor em uma das pernas, falta de ar repentina e dor no peito.
Além disso, a Secretaria reforçou as principais formas de prevenção, como:
-
manter uma rotina ativa e praticar exercícios físicos regularmente;
-
evitar longos períodos sentado ou deitado sem movimentar as pernas;
-
manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada;
-
não fumar e buscar acompanhamento médico regular.
A gestão do prefeito Dr. Corinto Matos reforça que a prevenção é a melhor forma de cuidado com a saúde, e que a informação é uma aliada fundamental para salvar vidas.
“A saúde é prioridade e falar sobre prevenção é essencial para evitar casos graves e proteger a vida da nossa população”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves