A irregularidade das chuvas deste ano no sertão nordestino provocou uma forte estiagem que causa inúmeros danos para o homem do campo.
Além da falta de água, escassez e alta no preço dos alimentos para o consumo, os pecuaristas também sofrem perdas com a morte do rebanho por conta da ausência de pasto para os animais.
Uma alternativa encontrada por alguns criadores de gado do sertão piauiense é o transporte dos animais para outras regiões em que haja pasto abundante e água, para que desta forma o rebanho não morra de fome. Os proprietários destas áreas de destino dos animais alugam a pastagem e cobram um valor mensal por cabeça de gado.
O criador de gado Rovilson Leal Pereira, morador do Povoado Angical dos Domingos, zonal rural de Picos, comenta que optou por levar parte do rebanho para o município de Elesbão Veloso, para que não tivesse prejuízo com a morte dos animais. “Aqui não tinha pasto para eles comerem, porque não choveu e eles morreriam de fome se eu deixasse aqui”, disse.
Segundo Rovilson Leal mais 4 pessoas também da sua localidade enviaram, junto com ele, parte do rebanho para o município de Elesbão Veloso, totalizando 140 cabeças de gado enviadas para o município. O criador disse ainda que os pecuaristas pagam o valor de 10 reais mensal por cada cabeça de gado no pasto alugado.
Rovilson Leal disse ainda que a expectativa para que o rebanho retorne ao Povoado é apenas no próximo ano, dependendo do regime de chuvas.
Fonte: Com informações de Francisco Rodrigues
|
Estiagem provoca morte de animais no semi-árido piauiense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves