Responsive Ad Slot

Marcolândia

Marcolândia

Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador; Pelé recebe prêmio e chora

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

/ Edivan Gonçalves

A Fifa não teve dúvidas: premiou a individalidade. E é por isso que Cristiano Ronaldo deixou Zurique, na Suíça, com a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo em 2013. Para tanto, desbancou o argentino Messi, do Barcelona, e o francês Ribery, do Bayern de Munique.
Em números frios, o português mereceu o prêmio. Em 2013, Cristiano Ronaldo fez mais gols que qualquer outro jogador na elite europeia. Ao todo, balançou as redes em 69 oportunidades, seu recorde pessoal. Para efeito de comparação, Messi, que passou o ano às voltas com lesões, anotou 45 vezes. Ribery, que joga mais distante do gol em relação aos seus dois concorrentes, marcou apenas 18 gols.
Se pelo Real Madrid gol de Cristiano Ronaldo é chover no molhado, pela seleção portuguesa o craque mostrou seu valor. Na repescagem europeia para a Copa de 2014, fez nada menos que os quatro gols nas duas vitórias de Portugal diante da Suécia, incluindo um hat-trick nos 3 x 2 em Solna, que garantiu o país no Mundial do Brasil.
Bd4b9gOCEAAin3k.jpg
Em termos de título, porém, CR7 ficou devendo. O craque terminou 2013 sem levantar uma taça sequer, algo que sobrou para Messi e, especialmente, Ribery, que colocou na mochila Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.
Dessa forma, Cristiano Ronaldo fatura pela segunda vez a Bola de Ouro. Em 2008, enquanto defendia o Manchester United, desbancou Kaká e Messi para abocanhar o prêmio, num ano em que foi o principal protagonista no título dos Red Devils na Liga dos Campeões.
Bd31b-xCcAAawp4.jpg
PELÉ RECEBE HOMENAGEM 'HISTÓRICA' E SE EMOCIONA"Há poucos nomes que se destacam na história, mas quando se fala em futebol há apenas um nome que fica acima de todos". Assim, o presidente Joseph Blatter anunciou o primeiro prêmio da Bola de Ouro da Fifa de Pelé. Maior jogador da história do futebol, ele jamais recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa porque o troféu foi criado apenas na década de 90. Nesta segunda-feira, porém, a entidade realizou uma premiação especial para o rei do futebol.
Aplaudido de pé, Pelé subiu ao palco muito emocionado para receber o prêmio honorário. Chorando e sem palavras, o rei do futebol assistiu a um vídeo com os melhores momentos e gols de sua carreira, uma bela homenagem para o único jogador a vencer a Copa do Mundo três vezes. Após a exibição das imagens, Pelé pôde agradecer o prêmio e lembrou de todos os que passaram pela carreira, agradeceu massagistas, fisioterapeutas, além de amigos e familiares.
Pelé emocionado.png
"Muito obrigado pela acolhida maravilhosa. Eu prometi a minha família que não ia chorar, mas eu sou muito emotivo. Em primeiro lugar queria agradecer a Deus por me dar saúde, aos meus amigos. Tudo o que consegui foi por causa dos meus amigos, das pessoas que me davam chuteiras, dos fisioterapeutas, dos massagistas, compartilho com eles este troféu. Nos 25 anos que joguei no Santos e mais alguns anos no Cosmos eu recebi muitos prêmios, mas ficava com ciúmes porque todos aqueles caras recebiam (o prêmio de melhor jogador) e eu não porque não jogava na Europa e não tinha prêmio na América do Sul. Mas agora posso dizer que completei minha coleção de troféus", agradeceu o ex-jogador.
Na época de Pelé, o troféu Bola de Ouro premiava apenas os melhores jogadores do futebol europeu e o brasileiro atuou por quase toda sua carreira no futebol nacional e parte dela nos EUA, e, por isso, nunca havia participado da premiação. A Bola de Ouro só passou a ser um prêmio em escala mundial na década de 90.
O ídolo brasileiro já tinha subido ao palco antes de receber a homenagem, para falar sobre a Copa do Mundo no Brasil. Ao lado de Amarildo e Cafú, o rei do futebol usou tom saudosista para falar sobre o Mundial e elegeu a Copa de 70, sua última Copa do Mundo, como a melhor da carreira.
"É difícil dizer qual é a melhor Copa. Na primeira Copa eu tinha 17 anos. Então era um sonho para mim, eu estava lá participando da Copa. Eu acho que a mais importante foi a de 70, a quarta e última com o Brasil. E eu pensei que eu não posso pendurar a chuteira perdendo ela, e Deus foi muito bom comigo", agradeceu Pelé.
Pelé prêmio.png
Pelé marcou 1281 gols na carreira, conquistou três Copas do Mundo, seis Campeonatos Brasileiros e 20 prêmios individuais, entre eles os de Atleta do Século promovido pelo COI em 1999 e de melhor jogador do século, promovido pela Fifa em 2000.
BICICLETA 'DO MEIO DA RUA' DE IBRAHIMOVIC FOI GOL MAIS BONITOO sueco Zlatan Ibrahimovic ganhou o Prêmio Puskas de gol mais bonito de 2013. O troféu foi entregue nesta segunda-feira, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. O goleiro Julio César foi escolhido pela Fifa para agraciar o jogador do Paris Saint-Germain com o troféu.
- Estou orgulhoso de estar aqui agora. Queria dar os parabéns a todos os indicados e aos vencedores dos outros troféus. Gostaria de agradecer aos que votaram nesse gol - afirmou o sueco.
Ibrahimovic.jpg
Ibra concorreu com o brasileiro Neymar, que marcou um golaço na estreia do Brasil na Copa das Confederações, contra o Japão, no Mané Garrincha, em Brasília, e com o sérvio Nemanja Matic, que balançou a rede no confronto entre Benfica e Porto, pelo Campeonato Português.
O gol do sueco ficou em primeiro lugar com 48,7% dos votos, superando Matic (30,8%). Campeão em 2011 com um golaço pelo Santos contra o Flamengo, Neymar acabou em terceiro lugar (20,5%).
Após discursar na cerimônia da Fifa, Ibra ainda brincou com o goleiro Julio César. Os dois atuaram juntos no Inter de Milão.
Antes do triunfo de Ibrahimovic, o prêmio foi entregue aos seguintes jogadores: Miroslav Stoch (2012), Neymar (2011), Hamit Altintop (2010) e Cristiano Ronaldo (2009).
Publicado Por: Victor Costa
Mais
© Todos os direitos reservados
EG Sistemas.