Quase oito mil vagas para cursos de formação continuada (FIC) serão criadas a partir dos termos de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e as prefeituras de 57 municípios piauienses, assinados na manhã desta segunda-feira (20). O encontro objetivava formalização de parceria para oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e ao Ensino Técnico (Pronatec).
O evento, que aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, do Campus Teresina Central, contou com a presença de vários prefeitos, representantes municipais e técnicos da entidade ofertante, no caso o IFPR.
Segundo o coordenador geral do Pronatec na instituição, Renato Sérgio, serão disponibilizadas 7.915 vagas em cursos gratuitos, com duração mínima de dois meses.
“As vagas são destinadas a trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico, estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos”, explica o coordenador.
O coordenador informa ainda que as parcerias com as prefeituras saltaram de 19, em 2013, para 57, em 2014, depois do sucesso dos primeiros cursos que tiveram um índice de empregabilidade de 77%.
“O sucesso dos cursos, dentro dos arranjos produtivos locais, refletiu em uma maior procura dos municípios direto com as instituições demandantes, como os ministério da educação, do desenvolvimento social, da cultura, entre outras, ou diretamente com o IFPI”, destaca Renato Sérgio. O coordenador acrescenta que uma nova pactuação, momento para os municípios terem suas demandas analisadas, acontece em abril próximo.
Para o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, esses cursos de pequena duração são muito importantes para o ingresso imediato do cidadão no mercado de trabalho.
“Nós, como prefeitura, não podemos empregar todos dentro do município. Então, a capacitação para a formação de uma mão-de-obra qualificada, de imediata absorção pelo mercado, é um dos caminhos que devemos apoiar”, relata o prefeito.
Na cerimônia o reitor do IFPI, Paulo Henrique, falou da expansão do instituto e da importância de se chegar a todos os municípios.
“Mesmo não estando fisicamente dentro de cada município piauiense, todos têm o direito de poder se qualificar, as parcerias com as prefeituras são fundamentais. Os cursos de educação a distância e os FIC nos dão essa possibilidade”, conclui o reitor.
Clique abaixo e confira os cursos e vagas a serem oferecidas
Clique aqui e veja o álbum de fotos
Confira os municípios beneficiados:
1. AGRICOLÂNDIA
2. ÁGUA BRANCA
3. ALEGRETE DO PIAUÍ
4. ALTOS
5. ALVORADA DO GURGUÉIA
6. AMARANTE
7. ANGICAL DO PIAUÍ
8. AROAZES
9. BENEDITINOS
10. BERTOLÍNIA
11. BURITI DOS MONTES
12. CAJAZEIRAS DO PIAUÍ
13. CAMPO MAIOR
14. CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA
15. CASTELO DO PIAUÍ
16. CORRENTE
17. CURRAL NOVO DO PIAUÍ
18. ESPERANTINA
19. FLORIANO
20. FRANCINÓPOLIS
21. GUADALUPE
22. INHUMA
23. JAICÓS
24. JOÃO COSTA
25. JOSÉ DE FREITAS
26. JUAZEIRO DO PIAUÍ
27. LAGOA DO SÍTIO
28. LUÍS CORREIA
29. MARCOLÂNDIA
30. MIGUEL ALVES
31. MONSENHOR GIL
32. MONSENHOR HIPÓLITO
33. NAZARÉ DO PIAUÍ
34. NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
35. NOVO SANTO ANTÔNIO
36. OLHO D´ÁGUA DO PIAUÍ
37. PARNAÍBA
38. PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ
39. PAULISTANA
40. PEDRO II
41. PICOS
42. PIRACURUCA
43. PIRIPIRI
44. PORTO
45. REGENERAÇÃO
46. SANTA ROSA DO PIAUÍ
47. SÃO FRANCISCO DE ASSIS DO PIAUÍ
48. SÃO JOÃO DA VARJOTA
49. SÃO JOÃO DO PIAUÍ
50. SÃO JOSÉ DO DIVINO
51. SÃO PEDRO DO PIAUÍ
52. SÃO RAIMUNDO NONATO
53. SOCORRO DO PIAUÍ
54. TERESINA CENTRAL
55. TERESINA ZONA SUL
56. URUÇUÍ
57. VALENÇA DO PIAUÍ Fonte: Portal do Governo do Estado
