Na coligação liderada pelo governador Wellington Dias (PT) ainda foram eleitos Flávio Nogueira Jr. (PDT), Janainna Marques (PTB), Fernando Monteiro (PRTB) e Nerinho (PTB).
Pela coligação ‘Piauí de Verdade’, os eleitos foram eleitos Marden Menezes e Gustavo Neiva. Na coligação ‘Mudar para cuidar da nossa gente’, obtiveram os votos necessários para se eleger foram Pastor Gessivaldo (PRB) e Evaldo Gomes (PTC).
Os partidos emergentes que se coligaram em busca da eleição de deputados estaduais conseguiram duas cadeiras: Teresa Britto (PV) e Oliveira Neto (PPS).
Renovação na Assembleia é de apenas 30%
Os piauienses foram às urnas no domingo, 07 de outubro, e decidiram manter a maioria dos deputados estaduais eleitos no pleito de 2014. Com base nos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a renovação no Legislativo local será de 30,4%. Ou seja, das 30 cadeiras da Assembleia apenas sete serão ocupadas por novos parlamentares.
Na lista de novos deputados encontra-se Lucy (Progressistas), que obteve a segunda maior votação no pleito e assume pela primeira vez o posto eletivo no Piauí; na lista também se encontra o ex-presidente da Funasa e secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires (MDB). Pelo Partido dos Trabalhadores, a novidade nesta eleição é o ex-secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva; braço direito do governador Wellington Dias (PT) durante boa parte da atual gestão, ele obteve uma votação expressiva no Estado.
Também ligado ao Governo de Dias, o coronel Carlos Augusto (PR) que comandou a Polícia Militar do Piauí nos últimos anos, também foi eleito para a Assembleia. Completam a lista de novos deputados eleitos para o quadriênio 2019-2022, a vereadora Teresa Britto, líder do Partido Verde; e Oliveira Neto, do PPS.
Ao todo, 21 deputados estaduais eleitos em 2014 renovarão seu mandato na Casa Legislativa a partir de janeiro do ano que vem.
Renovação é a menor desde 2002
A renovação na Assembleia registrada no pleito deste ano é a menor desde 2002, comparativo feito com base nos dados oficiais do TSE evidenciam que dos deputados estaduais eleitos em 2002, primeira eleição do atual século, 18 foram reeleito em 2006 (ou seja, 60% do total). Já no pleito de 2010 foram 17 reeleitos, o que representa pouco mais de 56% dos parlamentares. Por fim, em 2014 cerca de 46% foram mantidos no posto, ou seja, 14 deputados.
É importante ressaltar que deputados estaduais eleitos em 2014 desistiram de concorrer neste ano, é o caso de Juliana Moraes Souza (que concorreu à Câmara Federal); Luciano Nunes (que disputou o Governo), assim como Dr. Pessoa (Solidariedade).
VEJA A LISTA DOS ELEITOS
Georgiano Neto
Lucy
Wilson Brandão
Júlio Arcoverde
Flávio Nogueira Jr.
Zé Santana
Severo Eulálio
Marden Menezes
Francisco Costa
Janaínna Marques
Limma
Themístocles Filho
Henrique Pires
Pablo Santos
Fábio Xavier
Fernando Monteiro
Dr. Hélio
Fábio Novo
Hélio Isaías
Gustavo Neiva
Franzé
Coronel Carlos Augusto
Flora Izabel
João Mádison
Pastor Gessivaldo
Evaldo Gomes
Firmino Paulo
Nerinho
Teresa Britto
Oliveira Neto
Lucy
Wilson Brandão
Júlio Arcoverde
Flávio Nogueira Jr.
Zé Santana
Severo Eulálio
Marden Menezes
Francisco Costa
Janaínna Marques
Limma
Themístocles Filho
Henrique Pires
Pablo Santos
Fábio Xavier
Fernando Monteiro
Dr. Hélio
Fábio Novo
Hélio Isaías
Gustavo Neiva
Franzé
Coronel Carlos Augusto
Flora Izabel
João Mádison
Pastor Gessivaldo
Evaldo Gomes
Firmino Paulo
Nerinho
Teresa Britto
Oliveira Neto
Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves