Nesta terça-feira (10), aconteceu uma audiência pública em Picos, onde gestores municipais, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Governo do Piauí se reuniram para discutir formas de eliminar os lixões a céu aberto no estado. O encontro contou com a presença de prefeitos das regiões do Vale do Itaim e do Vale do Guaribas, reforçando o compromisso de todos com a destinação correta dos resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, destacou os avanços que a região já conquistou nesse sentido:
“É um tema sensível, no qual todos os municípios do Piauí têm esse desafio. Nós da AMVI já tínhamos um processo adiantado, com um plano de viabilidade econômica desde a gestão do ex-prefeito Jacobina. Com isso, conseguimos avançar bastante. Marcolândia, por exemplo, já encerrou o lixão e passou a destinar os resíduos de forma adequada em um aterro sanitário. Outros municípios também estão em processo avançado para cumprir essa meta.”
Corinto também ressaltou que, além dos municípios da AMVI, outras cidades de diferentes regiões também se uniram à iniciativa, mostrando a força do trabalho em equipe para cumprir as leis ambientais e cuidar melhor do nosso planeta.
Durante a audiência, esteve presente o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, que reforçou a importância do esforço conjunto:
“Esse momento é fundamental para fortalecer o compromisso de todos com uma gestão ambiental responsável. O Governo do Estado está aqui para oferecer apoio técnico e institucional, ajudando os municípios a cumprir a legislação e transformar esse desafio em uma oportunidade de desenvolvimento sustentável.”
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, também falou sobre a importância da união entre os gestores:
“O Projeto Zero Lixões é um esforço de todos nós. Para que dê certo, é preciso comprometimento, planejamento e cooperação. A APPM tem orientado os prefeitos sobre como conseguir recursos e elaborar planos de gestão de resíduos que funcionem. Sabemos que não é fácil, mas é nossa responsabilidade criar soluções para um ambiente mais saudável para todos.”
Por fim, foi anunciado que entre os dias 30 de junho e 2 de julho, os prefeitos irão a Teresina para assinar os Acordos de Não Persecução Penal, uma iniciativa do Ministério Público que busca formalizar o compromisso dos municípios com o encerramento dos lixões.
Com informações do Cidades em Foco

Nenhum comentário
Postar um comentário
O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Edivan Gonçalves