Responsive Ad Slot

Marcolândia

Marcolândia

Piauí, MA e PA unidos para criar novos estados, afirma Júlio César

sábado, 21 de maio de 2011

/ Edivan Gonçalves
O deputado ainda afirma que as perdas do Piauí com o PIB serão mínimas
O deputado federal Júlio César Lima informou que as bancadas federais dos estados do Maranhão e do Pará ajudarão a bancada do Piauí para aprovar o projeto de criação dos Estados do Gurgueia e do Maranhão do Sul. Haverá uma mobilização da bancadas para pressionar a apreciação dos dois projetos na Câmara Federal.
O Pará, por exemplo, tem um percentual no bolo tributário bem maior que Piauí, é de mais de 6,2%, com a perda do Carajás e do Tapajós, o Pará ainda continua grande, por conta da concentração populacional. “O Pará tem 7,5 milhões de habitantes. O Carajás ficaria com 1,7 milhão de habitantes e o Tapajós com 1,1 milhão de habitantes. Mas a riqueza do Pará se concentra no Carajás, onde está o maior PIB, por conta do minério. Daí pode ter complicações para sua criação”, analisou Júlio César.
De acordo com o deputado Júlio César, o Piauí perde recursos se não criar o Gurguéia. Ele afirmou que o estado passa a dividir parte do bolo tributário com outros estados que estão sendo criados. Júlio César informou que o Piauí tem 4,32% do bolo nacional, e que a distribuição segue os mesmos critérios da divisão do FPE (Fundo de Participação dos Estados), quem é mais pobre recebe uma fatia maior, quem é mais rico recebe menos.
O deputado ainda afirma que as perdas do Piauí com o PIB serão mínimas, porque o Gurgueia tem produção irrelevante com relação do PIB do Piauí. “Só tem vantagens para criar o Gurgueia. Até a partilha dos royalties do petróleo aumentam, porque seguem o mesmo critério de partilha que o fundo de participação e os estados mais pobres recebem mais. Os estados mais ricos devem receber menos”, enfatizou.
Edição: Fábio Carvalho

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Blog Marcolândia em Foco não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Edivan Gonçalves

Mais
© Todos os direitos reservados
EG Sistemas.